À 21ª edição, o Portugal de Lés-a-Lés voltou a passar pelas estradas do concelho de Barcelos, desta vez a norte, junto ao Rio Neiva.
A maior maratona mototurística da Europa, numa extensa e colorida caravana, integrou 907 equipas, cerca de 2.000 motos, transportando 2.115 aventureiros, incluindo mais de 200 estrangeiros, a maioria espanhóis, mas também norte-americanos, canadianos, alemães, húngaros, gregos e croatas, entre muitas outras nacionalidades.
O dia iniciou bem cedo em Felgueiras, às 6h da matina do feriado de 10 de junho, tendo como destino a Figueira da Foz, final da primeira etapa. A jornada continua em direção a sul, sempre com o Atlântico como companhia: hoje, dia 11, o pelotão segue até Arruda dos Vinhos, na 4ª feira, dia 12, chegada a Lagos, no Algarve.
Nesta que é a edição mais costeira de sempre, por se realizar quase na íntegra junto ao mar, a ligação à orla marítima – de Felgueiras a Esposende – contemplou a passagem por Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde e Barcelos, nomeadamente pelas freguesias de Panque e Tregosa.
Representada no evento por dezenas de motociclictas, como habitualmente a Associação Clube Moto Galos de Barcelos ficou também responsável por um controlo de passagem, junto à ponte centenária de Tregosa. O posto nº 4 foi montado em colaboração com o Arredas Folk Fest, festival de música tradicional de referência que ali se realiza, todos os anos.
Assim, à passagem pelo pitoresco local, os motociclistas foram agradavelmente surpreendidos com música e os “arredas”, figuras mascaradas típicas da terra que dão alma à festa dos Arautos de São João de Tregosa. Foram mais de cinco horas de uma animada procissão mototurística - com máquinas de todos os géneros, marcas e cilindradas.
Partida em Barcelos em 2006
Esta foi a segunda vez que o Portugal de Lés-a-Lés calcorreou as estradas do nosso concelho. A primeira vez aconteceu em 2006, na 8ª edição do passeio, que ligou precisamente Barcelos a Portalegre e Quarteira, de 15 a 17 de junho.
A partida decorreu em frente ao edifício da Câmara Municipal, palco de arranque de 650 mototuristas. Uma adesão massiva na altura, superando de longe o máximo de 500 participantes alcançado em 2002 e 2005. As verificações técnicas e documentais realizaram-se no Parque da Cidade. Houve ainda um jantar de boas-vindas no Pavilhão Municipal e um desfile noturno pela cidade.