A 19ª edição do Passeio Todo-o-Terreno da Moto Galos reuniu três centenas de entusiastas das motos de duas e quatro rodas, num desfile de cor e adrenalina pelos montes do concelho.
Os participantes - como já é habitual - vieram de toda a região Norte e muitos da vizinha Galiza, Espanha.
Depois de uma semana com instabilidade e chuva, no sábado, o São Pedro deu tréguas, o que aguçou ainda mais o espírito de aventura dos aficionados desta prática motorizada fora de estrada, para quem a lama, a água empossada, os buracos e as pedras pelo caminho são desafios desejados e estimulantes.
Na verdade, só os amantes do todo-o-terreno compreendem o gozo e o entusiasmo que os obstáculos significam e que lhes exige domínio, sabedoria, superação e liberdade. Juntam-se a estes argumentos o contacto com a natureza, a entreajuda e a sã camaradagem, já que a iniciativa não tem cariz competitivo.
Este ano, a organização voltou a garantir mais uma jornada dura e aliciante pelos trilhos a norte do concelho, com especial incidência nos montes de São Gonçalo, São Lourenço, Facho e Airó. “Foi um percurso equilibrado, acessível a todos os participantes, de dificuldade média/baixa para os menos habituados a estas andanças e com zonas extreme para os mais ousados”, notou Pedro Faria, responsável pela secção TT do clube, que incorpora 30 elementos.
A edição voltou a ser “um sucesso”, com trilhos novos, um número significativo de inscritos e sem incidentes, um factor crucial uma vez que a questão da segurança é uma clara prioridade. Em 2020, o evento comemorará precisamente 20 anos, pelo que já se pensa numa proposta marcante e repleta de desafios, na linha do que tem vindo a ser feito.
A partida realizou-se, como nos anos anteriores, na Avenida da Liberdade, com um briefing de boas-vindas feito por Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, e por Francisco Rocha, Vereador do Desporto da autarquia barcelense. Ambos salientaram a excelente oportunidade que este passeio representa para conhecer o concelho e para bons momentos de convívio, sendo esses, aliás, “os melhores prémios que cada um pode levar no final do dia”.
O percurso passou por várias freguesias do concelho, num total de 95 quilómetros. À noite realizou-se o tradicional jantar no restaurante Tourão, em Arcozelo, com animação e sorteio de lembranças.