Otelo Gonzaga em França, na invernal dos trialistas
Otelo Gonzaga participou na prova internacional “3 Jours de la Truyère”, também conhecida como a invernal dos trialistas, que decorreu em França, nos dias 25, 26 e 27 de outubro.
Trinta pilotos de diversas classes participaram na jornada que se realizou na aprazível zona envolvente à Capela de N.ª Senhora do Facho, em quatro voltas e oito zonas controladas, com obstáculos naturais de variados níveis de dificuldade.
Ao contrário dos restantes desportos motorizados, a espetacularidade desta disciplina não se centra na velocidade, mas no equilíbrio, na concentração máxima e no domínio preciso de aceleração. Numa competição de trial ganha quem acumular o menor número de pontos, sendo o objetivo transpor os “quebra-cabeças” sem colocar os pés no chão, beneficiar de apoio ou cair, sendo isso penalizado com pontuação de 1 a 5.
Depois de uma manhã chuvosa, o sol raiou durante toda a tarde e proporcionou temperaturas amenas que ajudaram ao desempenho dos praticantes e atraíram já algum público ao alto do monte.
Nas contas finais, Diogo Vieira voltou a vencer em Barcelos, tal como em 2019, embora com uma penalização bem mais expressiva (79 pontos) do que na Frente Ribeirinha, a demonstrar bem o nível de exigência da prova deste ano. O jovem Paulo Ballas Júnior foi 2º e Filipe Paiva ficou em 3º na classe rainha TR1. Mantêm as mesmas posições na geral.
Em TR2, a Moto Galos teve em ação os dois atletas que representam o clube na modalidade: Rogério Castro e Mariana Afonso. A vitória sorriu de novo ao piloto bracarense - que se estreou esta época como atleta federado -, com menos três pontos do que Rita Vieira (2ª) e nove que Mariana Afonso (3ª).
A duas jornadas do fecho do campeonato, Rogério Castro continua líder destacado, à frente das colegas. “Foi uma prova difícil, com zonas desafiantes, a exigir muita concentração, mas consegui o objetivo que era a primeira posição”, disse.
Para Mariana Afonso “foi bom competir em Barcelos”, onde “as coisas saíram bem, perto do 2º lugar”, deixando-a “mais motivada para as duas rondas que faltam disputar”. Entretanto, a 23 e 24 de outubro, a atleta vianense regressa ao Campeonato de Espanha, para uma etapa em Olvan, na província de Barcelona.
Nas restantes categorias, os vencedores foram: João Silva, em TR3; Martim Reis, em TR4; Matias Mesquita, em Iniciados; e Manuel Inês, em Infantis. Referência ainda para a categoria Hobby dos atletas não federados, onde triunfou o espanhol Martim Riobo Hermelo.
Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Sra. do Facho, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Stihl.
Foto: António Araújo
Mais fotos aqui
Otelo Gonzaga participou na prova internacional “3 Jours de la Truyère”, também conhecida como a invernal dos trialistas, que decorreu em França, nos dias 25, 26 e 27 de outubro.
A quinta ronda do Campeonato Nacional de Trial 2024 realizou-se no domingo, 8 de setembro, no Monte do Facho, em Barcelos. Um desafio com grandes obstáculos e muita espetacularidade.
A quarta ronda do Campeonato Nacional de Trial 2024 disputou-se, no passado domingo, 14, em Viana do Castelo. Segue-se Barcelos, a 08 de setembro.
Após duas etapas a norte, em Lordelo e Paços de Ferreira, o Campeonato Nacional de Trial 2024 desceu ao centro do país, para a terceira ronda da temporada, na vila de Serpins, no município de Lousã.
O Monte do Pilar, em Paços de Ferreira, recebeu a segunda ronda do Campeonato Nacional de Trial 2024, no passado domingo. Pódio (3º) para Rogério Castro e 5º lugar para Otelo Gonzaga.
O Monte do Irvão, em Lordelo, Paredes, foi palco da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2024. Arranque com pódios para Rogério Castro (1º) e Otelo Gonzaga (3º), da Moto Galos.