
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Este ano, a iniciativa desenrolou-se pelos montes do Facho, Airó e Midões, num percurso de 85 quilómetros de distância, que atraiu cerca de duas centenas de participantes, oriundos de Barcelos e de vários concelhos vizinhos, como Esposende, Braga, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, entre outros.
A partida da animada e muito colorida comitiva de entusiastas da aventura e da adrenalina da condução nos montes aconteceu na Avenida da Liberdade, em pleno centro da cidade, pouco faltava para as 10h00. Muitos curiosos juntaram-se para ver e aplaudir a abalada, em jeito de "desfile".
Antes da saída, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, desejou a todos "um bom dia de todo-o-terreno em Barcelos" e relembrou também que o passeio "é para desfrutar, pois não tem qualquer cariz competitivo", sendo apenas direcionado para o lazer.
Deixou ainda importantes instruções e o apelo ao "respeito pela sinalização e pelas zonas de dificuldade", que foram preparadas tendo em conta todo o tipo de praticantes. Ao longo do trajeto havia oito troços extreme, para os mais audazes, com alternativa, para os menos experientes.
"Na marcação do percurso, pensamos nos que gostam do passeio fácil, nos que apreciam situações mais exigentes e ainda nos que vêm de moto quatro, uma vez que temos que prever passagens específicas para esses", esclareceu Pedro Faria, responsável pela secção Todo-o-Terreno do clube.
A excelência no horizonte
Com 22 edições já realizadas, o Passeio Todo-o-Terreno da Moto Galos é uma referência na região Norte neste universo. Para os responsáveis, a longevidade está, sem dúvida, ligada "à qualidade do evento".
A caminho da edição de prata, a excelência no off-road em duas e quatro rodas está agora no horizonte, daí a aposta nas inscrições online e no número limitado de inscrições a 250.
"Mais do que isso, como já aconteceu termos 300 ou 400 motas, criam-se mais problemas, tanto a nível de logística como no terreno, pois o terreno fica diferente para os que passam primeiro e os que passam no fim", salientou Pedro Faria.
A caravana do raid deste ano passou seguintes freguesias: Barcelos, Abade de neiva, Vilar do Monte, Tamel Santa Leocádia, Carapeços, Tamel São Pedro Fins, Campo, Alvito, Alheira, Oliveira, Lama, Areias São Vicente, Areias de Vilar, Adães, Várzea, Midões, Gamil, Barcelinhos e Barcelos. O almoço decorreu no parque de merendas de São Martinho, em Airó.
Mais fotos António Araújo aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
A equipa de Flat Track dos Motogalos estará em destaque na MotorXperience 2025, integrada no evento Autoclássico, que decorre de 3 a 5 de outubro na Exponor.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.