
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
À semelhança das temporadas anteriores, a Moto Galos volta a ter dois representantes na Copa Dunlop Motoval, que integra a prova máxima do motociclismo português, na classe destinada às motos com +850cc. Nelson Cruz pela equipa Moto Galos; e Rui Palma, pela parceria Team Moto Galos/Clube Motorizado do Troço.
O vianense Rui Palma regressou à competição, novamente aos comandos de uma BMW M1000RR, depois de um afastamento de alguns meses por razões familiares. Iniciou a época em grande forma, conquistando o 2º lugar em ambos os desafios, posto que terminou na classificação geral, com 40 pontos. Rafael Ribeiro (Yamaha R1) lidera o pelotão da classe 2, com 50 pontos.
“Um turbilhão de emoções, mas foi bom voltar. Não sabia o que esperar, a moto é nova, estive quase um ano sem correr, por isso o resultado foi ótimo, ficou acima das expetativas”, referiu. O campeonato é para encarar “com calma”. “Se a situação estiver estável a nível pessoal, farei todos os possíveis para cumprir o calendário e lutar por pódios e vitórias sempre que possível”, acrescentou.
Terceiro classificado na Copa Dunlop Motoval de 2023, Nelson Cruz iniciou o novo ano desportivo focado na defesa do pódio, mas numa “abordagem defensiva”, pela falta de “contacto prévio com a moto”, nos últimos seis meses.
A instabilidade meteorológica também não colaborou nas qualificações, partindo nos últimos lugares. Um problema na habituação da pilotagem, na corrida de sábado, não permitiu ir além da 8ª posição na geral. Já no domingo, não obstante ter arrancado no final da grelha, foi recuperando lugares no decorrer das voltas e cortou a meta em 5º.
Quinto lugar no acumulado das duas provas, com 23 pontos, um desfecho positivo atendendo que não efetuou “qualquer treino nos últimos dois meses, devido a uma fratura na mão e à anulação dos treinos privados de sexta-feira”.
Tiago João em Prémoto 3
De salientar ainda que a parceria Team Moto Galos/Clube Motorizado do Troço esteve também presente em Prémoto 3, com o jovem piloto Tiago João, aos comandos de um moto construída pela “Motochanics – Universidade de Aveiro”, para o evento MotoStudent International Competition, que reúne bienalmente, no circuito de Aragon, em Espanha, as motos construídas por universidades de todo o mundo. Abandono em ambas as mangas, por problemas de juventude da moto, já a ser corrigidos.
O Campeonato Nacional de Velocidade 2024 regressa no fim de semana de 8 e 9 de junho, com a segunda visita do ano ao traçado negro do Estoril.
Foto: DR
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
A equipa de Flat Track dos Motogalos estará em destaque na MotorXperience 2025, integrada no evento Autoclássico, que decorre de 3 a 5 de outubro na Exponor.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.