
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Duas dezenas e meia de pilotos, entre portugueses e espanhóis, de diversas classes, participaram numa “das melhores provas dos últimos anos”, segundo a Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal.
Este ano, a organização implementou novidades no percurso, que resultaram em significativas melhorias, como o alargamento para nove zonas controladas (em vez de oito), três voltas em vez das habituais quatro, espalhadas num raio de cinco quilómetros, ao longo do aprazível Monte do Facho.
Os pilotos tiveram que cumprir quatro voltas, ultrapassando obstáculos naturais de vários graus de dificuldade. Ao contrário dos restantes desportos motorizados, o incrível deste desporto não é a velocidade, mas sim o domínio e o equilíbrio em cima da máquina, em concentração máxima. Ganha quem acumular o menor número de pontos, transpondo os “quebra-cabeças” sem colocar os pés no chão, beneficiar de apoio ou cair, sendo isso penalizado com pontuação de 1 a 5.
Foi uma etapa muito animada e competitiva, com batalhas intensas pela vitória e pelos restantes lugares do pódio, numa altura em que o calendário já caminha para o final e as classificações apresentavam diferenças muito curtas entre os atletas.
Nas contas finais, Diogo Vieira foi, mais uma vez, o vencedor da prova barcelense, na classe rainha de TR1 – Elite, seguido do famalicense Diogo Ballas Júnior (2º). Em TR2, o lugar mais alto foi para João Silva, em 2º ficou Rogério Castro, um dos dois representantes do emblema da Moto Galos no Campeonato. Martim Garcia foi 1º em TR3, categoria onde o outro “galo” Otelo Gonzaga Fontes foi 5º classificado. Em TR4 foi Rodrigo Castro quem subiu ao lugar mais alto do pódio.
Entre os mais pequenos, Gonçalo Santos triunfou em Iniciados; e Miguel Santos em Infantis. Na categoria Hobby, o espanhol Jorge Arjones Gil ficou em 1º.
Segue-se a sexta jornada em Braga, a 19 e 20 de outubro.
Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Senhora do Facho, Facho 2024, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Dra. Juliana Magalhães e Stihl.
Fotos: António Araújo
Mais fotos aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
A equipa de Flat Track dos Motogalos estará em destaque na MotorXperience 2025, integrada no evento Autoclássico, que decorre de 3 a 5 de outubro na Exponor.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.