
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Oriundos de várias freguesias de Barcelos e também de concelhos como Famalicão, Amares, Valença, Póvoa de Lanhoso, Maia e Paredes de Coura, os participantes deram largas aos prazeres da prática do TT pela Franqueira, Chorente, Monte da Saia, Macieira de Rates, Paradela e Gilmonde, num percurso que totalizou cerca de 90 quilómetros.
"Antes chuva do que pó", ouvia-se antes da partida, que decorreu junto à sede da Associação, na Central de Camionagem, marcava o relógio 10 horas. Após a habitual logística e as boas-vindas, a aventura arrancou a todo o gás debaixo de chuva forte, por trilhos cheios de água e lama, bem ao gosto dos amantes do TT, obrigando a maior técnica, rigor e perícia, inclusive aos mais audazes. O tempo esteve ao jeito dos verdadeiros aficionados da modalidade, que mesmo face às condições atmosféricas adversas não desmotivaram e marcaram presença neste que já é um “clássico” da Moto Galos, marcado por momentos de pura adrenalina, emoção e divertimento.
Os obstáculos geraram ainda mais espectacularidade e, naturalmente, percalços que ficam para mais tarde recordar, como estradas completamente alagadas, zonas de muita lama e ribeiras com caudais fora das margens. À passagem de Macieira de Rates, junto à descida do Picoto, apenas conseguiram passar sem dificuldade a dupla de briefing e os primeiros aventureiros, depois a água do rio era tanta que o trajecto teve mesmo que ser alterado, por questões de segurança. A força da corrente era tal que um dos participantes caiu mesmo à água, juntamente com a sua moto 4, situação que teve consequências meramente mecânicas, que não impediram, contudo, que o mesmo continuasse o desafio até ao fim.
Ao início da tarde, São Pedro deu tréguas e após um retemperador almoço, que decorreu na Quinta da Fervença, em Milhazes, o trajecto continuou num ritmo mais brando, por Gilmonde, junto ao rio Cávado. De resto, a iniciativa incluiu ainda um lanche convívio na sede da Associação e um jantar de rodízio, no restaurante Tourão, em Arcozelo, onde não faltou animação e foram sorteadas lembranças pelos presentes, que regressaram a casa satisfeitos e com vontade de repetir a experiência já no próximo ano.
Apesar do mau tempo, o 13º Raid TT da Moto Galos fechou com um balanço muito positivo. Para Pedro Sousa, presidente do moto clube barcelense, “o número de inscritos foi muito bom, atendendo ao dia invernoso que esteve, provando que damos a credibilidade e a confiança necessárias aos praticantes do TT para participar”. Uma equipa de 30 pessoas esteve no terreno, incluindo sócios, bombeiros e mecânicos, “prestando o apoio necessário e garantindo as devidas condições de segurança”, referiu o responsável. Perante pequenos incidentes, naturais neste tipo de eventos, a organização demonstrou “ter estofo e capacidade de resposta para resolver as situações, correspondendo às necessidades que foram surgindo ao longo da prova”.
Mais fotos aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
A equipa de Flat Track dos Motogalos estará em destaque na MotorXperience 2025, integrada no evento Autoclássico, que decorre de 3 a 5 de outubro na Exponor.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.