
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
As portas da Central de Camionagem abriram-se assim, mais uma vez, para um grande espectáculo musical, desta vez dedicado ao emblemático género português, Património Cultural da Humanidade desde 2011.
As vozes e as guitarras do Gallus Gallus - Grupo de Fados do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) protagonizaram uma especial noite de fado que atraiu mais de 80 pessoas, entre sócios, familiares, amigos e estudantes do IPCA. Com um reportório “variado, adequado e estruturado de acordo com o público-alvo”, o evento contemplou canções de Zeca Afonso, instrumentais de Carlos Paredes e fados típicos de Coimbra. No final, após hora e meia de actuação, o grupo brindou ainda os presentes com as músicas “Maria” e “Meia Noite ao Luar”.
Vítor Hugo, magíster do Gallus Gallus, considerou a experiência “gratificante e positiva”, realçando o “caloroso acolhimento” que mereceram por parte da organização e também “o local preparado a rigor”. Fundado em 2009, o Grupo de Fados do IPCA já está entretanto a trabalhar em músicas próprias, pelo que as mesmas poderão ser apresentadas “numa próxima oportunidade”.
“Estamos receptivos a um novo convite”, disse, comprometendo-se ainda na composição de uma música para a Moto Galos, em resposta ao desafio lançado por Pedro Sousa, presidente do moto clube. “Já temos o dia do motociclista, a estátua do motociclista, era também interessante haver um fado alusivo aos motociclistas”.
Para o dirigente do moto clube, o regresso da iniciativa foi “bem sucedido”, após um ano de interregno. “O espaço é bom, é aconchegante, o cenário é apropriado, os sócios também aderiram bem, é portanto uma actividade que tem tudo para continuar. Não é um evento para enchente, é para quem realmente gosta e se interessa por este género musical”, afirmou.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
A equipa de Flat Track dos Motogalos estará em destaque na MotorXperience 2025, integrada no evento Autoclássico, que decorre de 3 a 5 de outubro na Exponor.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.