
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Clica na foto
Sábado
Manhã deveras apetecível pelas bandas de Montalegre, a convidar a uma passeata de mota, onde se deu início a mais uma prova calendarizada da FMP de moto-ralis organizado pelas gentes de Barcelos, e que se avizinhava um excelente fim-de-semana. Foram 35 as equipas que iniciaram este excelente e mirabolante moto-rali, que se alongaram desde a nascente do rio Cávado, percorrendo aldeias onde se interagiu com as suas gentes, nos seus hábitos e costumes, localidades bem evidentes e trilhos para acercar-nos do Património Histórico, Cultural e Arquitectónico da região que se perfurou. De visita ao Ecomuseu e ao seu castelo em Montalegre, assim se deu inicio ao passeio moto turístico com destino à nascente do rio Cávado, na serra do Larouco. Dali afastamo-nos rumo à sua foz, passando pela Barragem do Alto Cávado, logo invadimos o Parque Natural Peneda do Gerês, por onde rompemos a aldeia de Travassos, terra onde reside a tradição das chegas de bois, para depois abraçarmos Paredes do Rio. Aldeia muito curiosa e bonita de se ver, as raras antiguidades todas elas recuperadas pela sua população. Convidaram-nos a uma visita ao Pisão, e aos Moinhos para de retirada abalarmos para o almoço, porque a fome já chamava. Que excelente feijoada transmontana, que bom que estava, mas nada convidativo para depois andar de mota, mas…tivemo-nos que conter, porque a passeata prometia da parte da tarde até Amares.
- Começamos logo ali abraçar o rio Cávado na Barragem de Paradela, para de imediato nos dirigimos para Cela e visitar a Capela de Santa Luzia com uma paisagem soberba, local de culto onde as pessoas com as suas crenças e valores se deslocam para pagarem as suas promessas.
Atravessamos o rio Cabril, avistámos a albufeira da Barragem de Salmonde, para deslumbrar-nos com águas límpidas do Rio Toco. Convidava a um banho...houve quem fosse todo equipado, outros ainda tiveram tempo para tirar alguma roupa, mas belo cenário aquelas lagoas e cascatas a serem conquistados por estes afáveis e bem-dispostos participantes nesta passeata! Houve quem ficasse sem roupa, e teve que ir em trajes menores na sua montada até “arranjar” roupa…estes rapazes gostam de brincadeira!!!
De abalada lá fomos até ao rio Caldo e Albufeira da Caniçada para terminar a 1ª. etapa já em Amares. O jantar foi servido no local onde se pernoitou, na Residencial Tróia, abrilhantado pelo musico Jorge Lomba, que teve uma actuação bem divertida. Estava na hora de ir descansar para alguns…
- Domingo, etapa bastante curta, estávamos mesmo ali ao lado de Barcelos, onde iria terminar o passeio. De novo abeirarmo-nos do rio Cávado, na Quinta Lago dos Cisnes, local agradável, para depois nos retirarmos para a praia fluvial de Adaúfe, para mais uma brincadeira que a rapaziada de Barcelos nos premiou. Continuamos no nosso propósito, e lá fomos até Barcelos onde fomos manusear o barro na roda de oleiro com a água que se trouxe da nascente do Rio Cávado para humedecer o barro…Agradecemos ao Sr. João Cristóvão a disponibilidade demonstrada para nos receber e testemunhar com as suas mãos a beleza do seu ofício.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
A equipa de Flat Track dos Motogalos estará em destaque na MotorXperience 2025, integrada no evento Autoclássico, que decorre de 3 a 5 de outubro na Exponor.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.