Manuel Leite conquistou a medalha de prata no Campeonato da Europa de Aquabike 2023, que terminou este domingo, na Lituânia. Paulo Nunes foi agraciado com a insígnia de bronze.
O piloto portuense, de 16 anos, formado na Escola de Jet Ski da Moto Galos de Barcelos, sagrou-se assim vice-campeão europeu, na exigente classe Ski Division GP3. Subiu ao pódio com a bandeira nacional, juntamente com os húngaros Csongor Jászai (1º) e Csaba Suli (3º).
Para o jovem talento português, que na jornada inaugural, na Hungria, não foi além do 5º lugar, esta ronda representou uma verdadeira superação que lhe valeu mais um importante título, para juntar aos que já venceu e que preenchem o seu já vasto currículo desportivo no jet ski, modalidade que iniciou com apenas 10 anos.
Ainda em Juniores, Manuel Leite foi vice-campeão do mundo, duas vezes vice-campeão europeu, quatro vezes campeão nacional e três vezes campeão ibérico. Já em seniores, em Ski Division GP3, foi vice-campeão nacional em 2022.
Em Kupiskis, pequena cidade no nordeste da Lituânia, o ribatejano Paulo Nunes também subiu ao pódio para receber mais uma medalha de bronze europeia, como em 2022, na categoria de Freestyle. Roberto Mariani, número um do mundo, revalidou o título de campeão, à frente do compatriota Massimo Accumolo (2º).
Participaram ainda na prova com o emblema da Moto Galos: Matteo Valente, Joana Graça e Luísa Beja.
Foto: DR